top of page
  • Foto do escritorAlexandre Alves

Escalada em Juiz de Fora e região: Pedra Preciosa

Essa postagem é a primeira da série “Escaladas em Juiz de Fora e região”. A ideia é apresentar um pouco de alguns setores de escalada, algumas vias consideradas clássicas e as vias que mais curtimos em cada setor. Pra dar início, vou apresentar a Pedra Preciosa também conhecida como Pedra do Retiro. Localizada a 10 quilômetros do centro de Juiz de Fora, a Preciosa é considerada nosso “campo escola”.

(Pedra Preciosa vista do início da trilha de acesso)


A Preciosa é um complexo do famoso “granitão”, como é chamado a composição granito/gnaisse. Apresenta cerca de 130 metros de altura em paredes positivas e um pouco verticais. Muitos instrutores dão seus cursos de escalada lá. Por conta das vias acessíveis e por se um local muito bom para adquirir experiência em paredes, principalmente guiando, consideramos a Preciosa o nosso “campo escola”. A maioria das vias oferece uma escalada de qualidade para quem busca por vias de parede mais curtas, sendo esse, um ótimo treino para investidas mais duras. No geral, as vias contam com boas agarras de mão e alguns bons trechos de aderência.

(Gustavo Mesquita na Mudança de planos)

(Davi Ferreira no início da Metralha)


A Preciosa é divida em “cinco” setores, sendo esses: o setor da esquerda, o setor principal, o setor do bosque, o setor da caverna e o bloco de boulder. O setor da esquerda conta com as vias de maior comprimento como a Serão Extra (dá cume) e URSAL. Já o setor principal é o setor da frente. É nele que fica a maior parte das vias e onde a base é mais ampla. Esse setor conta com cerca de 13 vias que variam em grau (IV a VIsup) e comprimento (vias de 15 a 90 metros). O setor do bosque é o menos frequentado, lá as vias são esportivas e mais duras, em torno do oitavo (A soma de todos os nomes) e nono grau (Sangria na Sapucaí). Por não receber tantas investidas, é comum as vias estarem sujas de limo, além de estarem na sombra. E por fim, outro setor também pouco frequentado, é o setor da caverna. Normalmente o local é mais usado para ver o pôr-do-sol, por apresentar uma bela vista da paisagem. O setor conta com duas vias, uma em artificial móvel A2 (Nocaute Técnico) e um oitavo grau aéreo na borda da caverna (Aresta Asterix). Além desses quatro setores, há um bloco no início da trilha, logo depois de estacionar o carro e entrar no terreno de acesso, onde existem alguns boulders graduados entre V0 e V5.


(Jean Lima na Mutirão de Pudim)

(Thiago Bilderberg na primeira enfiada da URSAL)

(Filmagem do André Fonseca mostrando a Pedra Preciosa)

(Vista pro bairro Retiro, no topo de uma das vias)

(Bloco com alguns boulders no início da trilha que dá acesso a Pedra Preciosa)


Em relação ao sol, o ideal é que a escalada seja feita na parte da manhã, no início da tarde o sol começa a incidir na parede e dependendo da época do ano fica difícil escalar. No inverno é mais tranquilo e dá pra aproveitar mais. Como mencionado, o setor do bosque fica praticamente na sombra. Se não quiser sofrer por conta do sol, mas ainda sim escalar, vale uma visita. Quando a questão da água, o local não conta com ponto de água, sendo necessário levar de casa.


Lista das vias que eu mais curto e sempre escalo quando vou ao local:

  • Tequila - 5º Vsup E2 80 metros (setor principal)

  • Mutirão de Pudim - 4º V E1 60 metros (setor principal)

  • Metralha - IVsup E1 40 metros (setor principal)

  • Susto da coruja - 5º sup VIsup E2 30 metros (setor principal)

  • URSAL - III Vsup E1 100 metros (setor da esquerda)

Vias "novas" que não estão inseridas no croqui:

  • Diedra mas não cai - 4º V E1 20 metros (setor principal)

  • Mudança de planos - 3ºsup IV E1 20 metros (setor principal)

  • Susto da coruja - 5ºsup VIsup E2 30 metros (setor principal)

  • URSAL - III Vsup E1 100 metros (setor da esquerda)


Para mais informações como acesso desse e outros locais de escalada em Juiz de Fora e região, acesse o arquivo em .pdf abaixo do Guia de Escaladas da região de Juiz de Fora, MG ou entre em contato comigo.




Croqui da via URSAL:



168 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page